quarta-feira, 1 de junho de 2011

II Etapa do Pré-Olímpico Feminino

O final de semana passou e tive que contemplar à distância o andamento da II Etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino. Não faltou emoção neste torneio! Mas isto, comento depois. Quero falar inicialmente do show de organização da Convergência do Xadrez Fluminense, o movimento que tem salvado o xadrez no Estado do Rio de Janeiro, com muitos e bem sucedidos eventos.

Além da sempre calorosa acolhida às participantes, a organização distribuiu brindes para as atletas, fez transmissão ao vivo dos 4 primeiros tabuleiros (algo inédito em torneios suíços femininos no Brasil, pelo menos com a plataforma DGT) e disponibilizou boletins das rodadas. Um verdadeiro SHOW! Foi tão bom que até os habitualmente críticos, esquecendo-se que a CBX era parceira no evento, teceram elogios ao mesmo e nem sequer lembraram de reclamar de inscrições, prêmios, "frescuras", etc. Como tem gente que reclama, hehehehehe!

Sobre a competição, grande torneio de Vanessa Gazola, campeã inconteste do torneio. Não chega a ser surpresa, a Gazola joga um xadrez de altíssimo nível (sem contar que é fera no Winning Eleven, mas eu não quero falar deste assunto, não tenho boas recordações de nosso duelo, hahahahahaha...). Excelente participação da Fernandinha Rodrigues, ausência muito sentida na I Etapa do Circuito, conquistando a segunda colocação no certame. Talvez a grande surpresa do torneio tenha sido as 2 derrotas nas 2 primeiras rodadas da Ana Vitória Rothebarth, pois vinha de uma longa e sensacional sequência invicta, com resultados fortíssimos e ganhos enormes de rating. Contudo, mostrando que a sequência não foi à toa, emendou 4 em 4 na continuação do torneio, assegurando uma boa pontuação no circuito, afinal, neste sistema a regularidade conta e muito para a classificação.

A próxima etapa do circuito não é uma etapa propriamente dita. Trata-se da Final Aberta do Brasileiro Feminino, que também somará pontos para o circuito, com um plus para as 5 primeiras colocadas, além de ser critério importante de desempate. Será disputada de 07 a 10 de Julho, em Balneário Camboriú/SC. Logo após, de 29 a 31 de Julho, em Registro/SP, acontecerá a 4ª Etapa. Em Agosto, em data a ser definida, a CBX volta a organizar etapa, em parceria com a FEXPAR, em local ainda a ser definido pela Fed. Paranaense.

Por enquanto, agradecemos à Convergência, especialmente ao MF Mascarenhas, AFs Elcio Mourão e Carlos Carvalho, Blanco, Maia e todos aqueles que contribuíram nos trabalhos deste espetáculo de organização que foi mostrado no evento. Parabenizamos a Gazola pelo merecido título da etapa e convidamos as jogadoras para as próximas. Vamos montar uma grande equipe e obter um excelente resultado na Turquia em 2012!

Abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto

Um comentário:

  1. Eu roubei a cena!! o/ ops, quase. Mas saindo da brincadeira...

    A Vanessa Gazola merece todos os méritos! Rodadas antes ela já se mostrava à frente nas colocações e se manteve.

    Quanto ao meu 0 em 2, joguei mal, e como as adversárias jogaram bem e aproveitaram... kkkkk
    Mas deu para experimentar muito bem como é a nossa própria cobrança para buscar a recuperação.

    Quanto aos aspectos gerais do torneio, já li muitas opiniões favoráveis. Contudo, tenho alguns fatores a salientar:

    1 - Tabuleiros, peças, brindes, agrados (ou mimos) foram excelentes e muito bem aproveitados!

    2 - Adorei conhecer o MF Mascarenhas. Buscou sempre ser prestativo e melhorar no que possível durante o próprio torneio.

    3 - Transmissão ao vivo, boletins e outros tipos de coberturas excelentes.

    Mas como é muito díficil agradar em todos os aspectos...

    O local da competição deixou muito a desejar. Muito apertado, muitas coisas desorganizadas, não havia regras de deslocamento no espaço de jogo, sem espaço para observadores prestigiarem e barulhos desnecessários.

    Coisinhas pequenas, mas que somadas, geraram desconforto, ao menos de minha parte.

    Enfim, o MF Mascarenhas fez uma pesquisa entre as enxadristas sobre diversos aspectos durante o torneio. Fiquei feliz ao saber que buscam melhorias e que com certeza não repetirão os meus erros nos próximos eventos.

    Abraço Pablyto!

    ResponderExcluir