sexta-feira, 6 de maio de 2011

Capivara invicto e Etapa inaugural do Pré-Olímpico Feminino

A semana meio corrida atrasou um pouco este post. O fim de semana que passou foi repleto de emoções enxadrísticas, com o II Torneio de Xadrez dos Advogados, promovido pela CAASP-OAB/SP, e com a I Etapa do Pré-Olímpico Feminino.

Inicialmente, vou falar sobre o torneio da OAB. Bem, foi meu retorno oficial a uma competição, após minha participação forçada na Final do Municipal de Vitória, em 2008 (a bem da verdade, apesar de ter sido a última competição, já estava afastado do xadrez a algum tempo, participando apenas de uns pings e rápidas, mas sem muito compromisso). Com o convite da CAASP, eu resolvi que levaria o torneio a sério e me preparei, olhei algumas aberturas e procurei me concentrar ao máximo, mesmo passando mal (suspeita de dengue, posteriormente confirmada).

Iniciei bem o torneio, com 3 em 3. A primeira rodada foi tranquila, com a oponente dando uma grande ajuda, jogando só os lances dos sonhos comigo, até o mate no oitavo lance. Na segunda rodada, de pretas, entrei numa Ruy Lopes e meu oponente levou uma "arca de Noé", o golpe mais velho dessa abertura. E aí veio a terceira rodada, contra o Dr. Leandro Sarcedo (sobrinho do Lélio - multicampeão do jogo de Damas). Partida duríssima, uma Siciliana onde meu oponente tratou de trocar tudo o que pode na abertura e deixar a posição muito igual. Entramos em um final de Torre e 5 peões para cada lado, com simetria nas estruturas. Empate? Bem, deveria ser, mas resolvi jogar, já que tinha tempo a mais no relógio e fiz alguns planos para complicar a posição. Meu adversário cometeu erros e aí é ponto!

Com 3 em 3, o título era um sonho possível. Mas aí veio a oportunidade de um outro título: "troféu Greenfeld". Parece que eu fui substituído pelo Cirilo (do Xadrez Underground) e aí veio a catastrófica sequência de 3 empates que arruinaram o meu torneio! Joguei pior do que o horrível na 4ª rodada. O oponente era tão tranquilo de acertar que ele não conseguiu me vencer, mesmo com toda a vantagem que teve na abertura, com diversos arremates. Na rodada seguinte, tive pela frente o vice-campeão, Arnor. Não bastasse a inspiração defensiva do Dr. Arnor, tive a infeliz ideia de olhar a partida ao lado, onde jogava o meu oponente da rodada anterior. O infeliz tomou mate em 8 lances e me deixou irritado por ter empatado com ele (hahahahhahahahhaha...). Consegui vantagem, mas o Dr. Arnor achou todas as soluções possíveis e o empate foi inevitável. Última rodada, ainda sonhava com o vice, mas encontrei um jogador com excelente defesa. Troquei um lance e tomei perpétuo e vi escapar o ponto novamente. Fim do balanço: 8º lugar, invicto.

A I Etapa do Feminino foi marcada pela supremacia da WFM Vanessa Feliciano EBERT. Sim, agora a bi-campeã brasileira é a Sra. Ebert! hehehehehehehehehehe... Grande desempenho também da matogrossense Ana Vitória Rothebarth. Muita disputa foi o que se viu. Em terceiro lugar ficou a Artemis, que era considerada uma das favorítissimas, após o excelente desempenho no Bienal João Braga. E confirmou, mas parou na sempre forte WFM Amanda Marques que, por sua vez, só parou no inescalável "Monte Eberest". Completaram as 5 primeiras posições Paula Delai (4ª) e Líria Garcia (5ª). O resultado final pode ser visto AQUI.

Daqui 3 semanas temos a segunda etapa deste circuito que promete pegar fogo. Poderá ser acompanhado no Chess-results.

Grande abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto

2 comentários:

  1. Se o resultado fosse diferente, talvez você tivesse que sair do time dos autênticos capivaras! Logo, esse foi um resultado excelente! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Não esqueça que o convite para o sr jogar o torneio da OAB, foi através do CASSIÃO aqui.
    Parabéns pelo torneio.
    Abraço

    ResponderExcluir