terça-feira, 24 de março de 2009

Enfim, tolerância a gosto do freguês...

Inicialmente quero pedir desculpas pelo longo inverno. Estive de férias e aproveitei para viajar. Nos raros momentos em que pude ver internet, dediquei todo o período à CBX e ao meu trabalho, deixando o blog de lado, em virtude do escasso tempo para o mesmo. Bom, passada a explicação, vamos ao trabalho, de forma ainda light.

Inauguramos este blog com a questão da tolerância zero, questão polêmica que a FIDE levantou em Dresden. Bem, finalmente se chegou a um termo final, cuja solução estampa o art. 6.6 "a", in verbis:

6.6 a -Qualquer jogador que chegar ao tabuleiro após o início da sessão perderá a partida. Deste modo o período de ausência é 0 (zero) minutos. As regras da competição podem especificar de outra forma.

Assim, temos que a tolerância fica a critério do organizador, devendo especificar no regulamento da competição. É de se ressaltar que a omissão gera a tolerância zero, o que aumenta a importância do Congresso Técnico, um alívio para nós árbitros, que geralmente falamos para o vento, já que ninguém se interessa muito pelas regras do torneio (até mesmo o desempate o pessoal só costuma procurar saber na penúltima e última rodada).

E por hoje é só!

Um comentário:

  1. Pablyto, acabo de ler no site da Fide America,que o Continental não vai ser mais em El Salvador, e eu que já estava quase comprando as passagens p/ lá. Quando li que estavam em negociações adiantadas com a CBX, não me contive e escrevi p/ você p/ dar os parabéns, independente do resultado. Só o fato de você e o Darcy tentarem trazer o campeonato p/ o Brasil já mostra o nível de eficiência que a CBX chegou no seu mandato, Parabéns!!
    Grande abraço, Kleber Victor

    ResponderExcluir