sábado, 2 de maio de 2009

Resposta do probleminha 2

Bom, vejo que quem se arriscou a responder, concluiu bem a resposta, indo até além do que fora pedido. Certamente, a insistência do jogador em solicitar empate ao árbitro poderia ser punida, mas não vinha ao caso. A reesposta é dividida em duas etapas, uma vez que duas foram as perguntas colocadas ao final do caso analisado. Vamos a elas:

1) O árbitro acertou em sua decisão e é simples o motivo: ele recusou durante a partida, os pedidos de empate que lhe foram feitos. Assim, quando cai a seta do jogador postulante, nenhum pedido de empate havia para ser analisado, uma vez que não foi adiada a resolução do pleito, mas sim oferecida resposta de indeferimento, a qual prevaleceu ante a desistência do jogador de pleitear outras vezes (mesmo que sendo passível de punição por tal motivo).

2) O CA errou, pois como apontado pelos nobre colegas, o art. 10.2, alínea "d" é incisivo ao afirmar que tal decisão não comporta recurso.

Abraço!

4 comentários:

  1. a partir de julho/2009 com a novas mudanças nas regras de árbitragens, pode o àrbitro limitar os empates nas partidas de xadrez, existe aqueles jogadores que efetuam 20 lances e a posição esta equilibrada para ambos os atletas, combinam empatar pois não querem se ariscar neste tipo de posição.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, Filipi, é o regulamento da competição quem vai determinar se haverá restrições aos empates por comum acordo, não o árbitro. O árbitro só aplicas as regras gerais do xadrez e o regulamento específico do torneio. Na Olimpíada de 2008, em Dresden, o regulamento não permitia empate por comum acordo antes do lance 30, mesmo antes da regra ser aprovada. Isto também ocorria em outros grandes torneios entre Top GMs.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe colocar aqui a dúvida, mas não encontrei outra forma de colocar a minha dúvida que, creio, pode ter algum interesse académico.

    Qual é o mínimo que um jogador deverá fazer para não ter falta de comparência (num torneio onde pode chegar 1 hora atrasado, por exemplo)?

    ResponderExcluir
  4. Pablyto o blog tah show, não conhecia ele antes, bom saber... qnd tiver torneio me chama pra arbitrar :p, tirei a maior nota do curso do mauro em sampa, td bem q o dirigente do curso não é dos melhores uashuahuashsa, quando ele ler isso vai fikar puto. Abraço pablyto e vou verifikar sua denuncia de fraude na votação da musa.

    Cirilo

    ResponderExcluir