quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dúvida sobre sistema de pontuação

No post anterior, a respeito da polêmica sugestão de alteração da regra do atraso do jogador para a partida, surgiu o seguinte comentário do nosso estimado Joaquim Machado:

"Joaquim Machado disse...
Boa noite. Antes de mais quero-lhe dar os parabéns pelo blog, e desejar ao mesmo o maior sucesso.Estou a começar a minha carreira na arbitragem de xadrez, e tenho uma duvida que gostaria de lhe colocar. O artº 11 das regras da FIDE, diz:"11.1 A menos que previamente anunciado de outra forma, o jogador que vence a partida, ou vence por falta do adversário (FC), recebe um ponto (1), o jogador que perde a partida, ou falte (FC), recebe zero pontos (0) e o jogador que empate a partida recebe meio ponto (½)." A minha duvida: Se o a pontuação "préviamente anunciada" do torneio for diferente de 1, 0.5 e 0. Ao enviar o torneio à FIDE, qual a pontuação que a mesma aceita? Começo a ver muitos torneios em que a pontuação para o vencedor é de 3 pontos, e o empate 2 ou 1. Com este sistema de pontuação, um jogador pode ganhar 4 jogos em 7, empatar 1 (1 ponto) e fazer 13 pontos ganhando o torneio, outro ganha 3 e empata 4 (13 pontos) fica em segundo. Com a pontuação da FIDE (1, 0.5 e 0), quem é o vencedor do torneio?

Cumprimentos
Joaquim Machado"

Bom, achei interessante criar este post específico para sanar a dúvida do colega e o faço dividindo a resposta em duas partes. A primeira toca no envio do torneio à FIDE. Bem, se o evento funcionar com qualquer pontuação diferente do "default" 1, 0,5 e 0, na hora de enviar o relatório para fins de rating, deverá ser aplicada a pontuação habitual, pois o relatório Krausen não comporta outro sistema de pontuação e o cálculo de rating é baseado apenas na formatação 1, 0,5 e 0. Mas é válido realizar o evento com sistema diferente de pontuação, apenas para fins de premiação final, conforme facilmente observado no art. 11:

"A menos que anunciada, previamente, de outra forma, o jogador que vence sua partida, ou vence por ausência do adversário (WO), recebe o escore de um ponto (1), o jogador que perde sua partida, ou perde por ausência do adversário (WO), recebe o escore de (0) ponto e o jogador que empata sua partida recebe o escore de meio ponto (½)."

Às vezes as pessoas confundem a questão da pontuação com a norma insculpida no prefácio, que diz que as federações podem adotar regras mais detalhadas, desde que não conflitem com as leis e o evento não valha para rating ou título FIDE. O sistema de pontuação não é imutável, mas o relatório final sempre obedecerá o padrão prédefinido e já mencionado.

No que tange ao resultado final do torneio, no que diz respeito ao empate na pontuação final, quem define o vencedor é o regulamento, que fixa os critérios de desempate. Assim, num sistema 3, 1 e 0, onde com 4 vitórias e 1 empate (mais duas derrotas) o jogador atinge 13 pontos, a sua colocação em relação ao oponente que anotou 3 vitória e 4 empates, com os mesmos 13 pontos, é definida pelos desempates adotados no regulamento do evento. Já no sistema 1, 0,5 e 0, bem, o campeão é o segundo jogador, pois somará 5 pontos, contra 4,5 do outro. Basta fazer a conta aritmética.

Peço desculpas pela imensa demora entre um post e outro, mas este mês estou sozinho no meu trabalho e a carga está pesada. O tempo que me sobra tem sido para administrar a CBX, que neste início tem dado muito trabalho, face às propostas para os eventos do calendário e os ajustes no sistema de boletos que tivemos que fazer, bem como os vários pedidos de declaração para nossos atletas pleitearem o bolsa atleta do Governo Federal, cujo prazo iniciou-se recentemente.

Abraço!

5 comentários:

  1. Já tem tradução da CBX para as novas regras da FIDE?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Agradeço a resposta, que me elucidou completamente.
    Considero este blog extremamente interessante, para quem como eu, começa agora a dar os primeiros passos na arbitragem de xadrez, e claro as duvidas são muitas.
    Mais uma vez, obrigado.
    Cumprimentos
    Joaquim Machado

    ps. o blog do nosso clube é o www.xadrezamigos.blogspot.com , onde semanalmente coloco um artigo das regras de xadrez da FIDE, e dentro das minhas limitações tento explicá-lo.Julgo que se os jogadores conhecerem as regras, facilitarão muito o trabalho do árbitro, e poderão até melhorar seu jogo, ou pelo menos ter conhecimento de como devem proceder em determinadas situações.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelos esclareciemntos, pois se fazem necessáros em função das duvidas que sempre surgem!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pablyto:
    Venho parabenizá-lo por este seu blog, cuja existência lamentavelmente só agora tomo conhecimento, mas ao mesmo tempo felizmente devo acessá-lo doravante com frequência. Discussão e esclarecimentos sobre arbitragem era uma lacuna que agora está preenchida.
    Mudando para um assunto deveras preocupante: acredito que você não tenha percebido, mas do rol de seus seguidores consta o autodenominado MARCIANO, que se clicar no seu perfil, aparece o mesmo em posição pornográfica com o pênis exposto. Este fato o vem se repetindo em outros blogs que adotam a lista de seguidores. Isto é uma agressão à filosofia de seu blog e um atentato ao pudor, mormente ante a possibilidade de sua página ser acessada por crianças e menores enxadristas.
    Sergio Melo (bloguinhodomelo.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Sérgio,
    Obrigado pelo aviso, não havia notado ainda. A correria anda tanta, que o blog tem ficado, infelizmente, em segundo (ou terceiro) plano...

    ResponderExcluir