segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festival de títulos no Zonal 2.4 2011

Encerrado o Zonal 2.4, o Brasil colheu os frutos mais saborosos que o torneio possibilita. No formato antigo, disputado em sistema round robin com 10 jogadores, os títulos ofertados eram inócuos, pois a disputa ficava restrita a GMs e MIs. No feminino, quase sempre não havia jogadoras suficientes para que o certame valesse títulos.

Com o formato adotado neste ano (adotado em quase todas as outras zonas, diga-se de passagem), o Xadrez Brasileiro pode comemorar não apenas as vagas para a Copa do Mundo (Fier e Di Berardino no absoluto e Juliana Terao no feminino), mas também a conquista do título de Mestre Internacional pelo Evandro Amorim, o título de WIM conquistado pela Vanessa Feliciano e os títulos de MF conquistados por Wagner Madeira e Simão Poscidônio. Além disto, há a possibilidade de termos confirmado o título de WFM de Vivian Heinrichs (fez 5,5 nas 11 primeiras rodadas do feminino).

Muitos criticaram o organizador, pela opção de fazer o torneio aberto. E aí fica a pergunta para reflexão: O Evandro teria entrado no torneio fechado? E o Madeira e o Simão, este com 2029 de ELO FIDE, mas que fez 6 em 9 no torneio, batendo até em consagrados MFs, como o forte Ricardo Teixeira (RJ)? Se o Zonal de 2009 fosse aberto, já teríamos outros titulados desde aquela época.

O torneio foi muito bem organizado e não estou fazendo qualquer elogio à CBX, pois a mesma não teve participação na organização e nem mesmo eu fiz qualquer papel na mesma. Fui apenas árbitro, sem ter que me preocupar com inscrições, com hospedagens, etc. Recebí os nomes, coloquei no Manager, cheguei ao local e mandei acionar os relógios e fiquei atento para o melhor andamento da competição. É a primeira vez que trabalhei apenas de árbitro em um torneio grande, em toda a minha caminhada nesta carreira paralela (todos sabem, sou advogado atuante e este é o meu norte profissional).

Na minha opinião, foi um torneio perfeito para o Brasil: conquistamos tudo o que era possível e importante conquistar.

Grande abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto

2 comentários:

  1. Pablyto,
    fiquei feliz por todos estes títulos conquistados em especial pelo meu amigo Madeira.
    Estas conquistas serão importantes para as carreiras de todos os agraciados. Que se repita a fórmula no próximo zonal.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir