quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Pois bem, após um longo período sem escrever, por falta de assunto referente ao objeto principal deste blog, volto para fazer uma análise deste ano que passou. Tivemos gratas vitórias nos tabuleiros (o Brasil, não eu, já que não joguei torneio por total falta de tempo), vitória judicial na ação que questionava nossa eleição (aí sim eu atuei, o que é público e notório) e vitórias políticas junto à FIDE (realização do Continental, aprovação da comissão de xadrez social - com nosso GM Darcy Lima como Chairman -, aprovação do AI Bento como primeiro Lecturer de língua portuguesa, além do Mundial da Juventude de 2011 para nosso País).

Sofremos com ataques infundados e falaciosos, com notas publicadas sem nenhum silogismo lógico-fático, sempre com distorção dos fatos, com o intuito único e exclusivo de nos desestabilizar. Não conseguiram, afinal, "o que vem de baixo, não nos atinge" (e considerando a envergadura moral dos subscritores, era muito de baixo mesmo que vinham os ataques). Enfim, atitudes vis e baratas que não tiveram o menor êxito, sendo esmagadas perante a opinião pública com aquilo que fazemos de melhor: trabalho sério e honesto, com resultado!

Com muita alegria pude constatar o bom trabalho desempenhado pela ALEX (RJ), CXG (RJ) e FBX (BA), de forma pessoal. Faço esse comentário porque o trabalho desempenhado por essas entidades foi realizado em circunstâncias desfavoráveis, em momentos de enfrentamento de batalhas, assim como foi o nosso trabalho neste primeiro ano de CBX - muitas lutas, muitas vitórias! Com satisfação vi o ressurgimento do CXSP, graças ao excelente trabalho de seu Presidente, Celso Freitas e ao apoio importantíssimo da Semp Toshiba.

Apesar de não ter tido oportunidade de comparecer pessoalmente em alguns estados, vi com grande felicidade o bom trabalho desempenhado em SE, AM, PA, PR, SC, MG, DF e PB. Destaco, ainda, o ressurgimento da Federação Maranhense, que retomou as atividades.

Pude acompanhar de perto a Final do Brasileiro, em Americana/SP. O local era muito agradável e o nível do torneio altíssimo. Fiquei contente em poder conversar com toda a diretoria da FPX e demonstrar na prática que as expectativas da carta aberta publicada ao findar de 2008 estavam cumpridas: não deixei de dialogar com as federações que não me apoiaram, tratando-as com o mesmo nível de atenção que as demais, com imparcialidade e impessoalidade. eleição é eleição, após a apuração, termina ali mesmo.

Enfim, quero agradecer aos poucos leitores deste blog e dizer que estamos aí para um 2010 cheio de novidades! Esperamos que haja menor incidência de burburinhos, para que possamos nos concentrar unicamente em fazer o melhor para o Xadrez.

Grande abraço e boas festas!

2 comentários:

  1. Parabéns a toda a diretoria da CBX e especialmente a você Pablyto, provou que estava preparado para assumir um cargo de tamanha importância e responsabilidade. É assim que se responde a crítica de alguns poucos, provando que a competência demonstrada na direção da FESX poderia ser repetida também na direção da CBX. E assim foi feito. Desejo ainda mais sucesso em 2010.
    Grande abraço, Kleber Victor

    ResponderExcluir
  2. As ações baratas definitivamente são página virada!

    Há muito o que avançar, mas, sem dúvida, os que duvidaram e fizeram todo o esforço para que regredíssemos devem estar boquiabertos.

    Acho que já rivalizamos com os argentinos em eventos substantivos. Listá-los seria até arrogância.

    É continuar fazendo história.

    De minha parte não agradeço as palavras elogiosas à ALEX, pois, contribuir para a melhoria do xadrez é um dever. Acho que desincumbimo-nos bem e esperamos ajudar na construção dessa nova história do xadrez brasileiro.

    Blanco

    ResponderExcluir