quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Inauguração

Estamos inaugurando este blog destinado a questões sobre arbitragem de xadrez. Não pretendemos aqui criar um grupo que irá criticar ou achincalhar qualquer árbitro, jogador ou dirigente. Apenas discutiremos questões técnicas e tentaremos, na medida do possível, tirar dúvidas dos enxadristas e árbitros, pois até estes (inclusive o que redigiu esta mensagem) estão sujeitos a dúvidas. Não serão toleradas mensagens ofensivas e que não tenham relação com o objeto do presente blog.

Algumas questões poderão ser respondidas pelos próprios participantes, através dos comentários. Iniciamos este blog neste momento pela fertilidade que o tema possui, especialmente nesta época de pré alteração das regras da FIDE, recém aprovadas em Dresden e com apenas um ponto ainda por ser decidido (a odiosa "tolerância zero"). A nova "Lei" iniciará sua vigência em Julho/2009, com alterações significativas, o que por si só já seria motivo suficiente para inaugurarmos este espaço.

Contamos com a colaboração de vocês!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, muito boa a iniciativa.
    Sorte e sucesso a frente da CBX!
    Abraços.
    Eduardo Arruda

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa é ótima. Torço para que ela vingue e consiga mobilizar as opiniões, divergentes ou não, sobre as regras.

    Se me permitir uma sugestão, penso que deveria existir um repositório de esclarecimentos, tipo jurisprudência como existe na seara jurídica, que se pudesse consultar para se dirimir dúvidas que necessitassem ser respondidas de afogadilho.

    Blanco

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog!
    É importante termos referencia sobre o tema. A jurisprudencia so nao é efetiva,pq a FIDE em seu prefacio comenya sobre a objetividade e bom senso dos arbitros e da liberdade das federacoes de nao seguirem alguns itens, desde que nao validos para computo FIDE.Em qualquer caso, assim como nosso Conselho de Arbitros, é interessante uma diretriz comum. Estou adicionando o link no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não conhece0lo, pessoalmente, já o admiro pelas informações passados pelos antigos amigos de Itaperuna, hoje no ES. Quero, por favor, infromações sobre o que devo fazer para ser incluido no quadro da CBX, como árbitro. Fiz um curso com o Calleros ou com o Bento, por e-mail em 2003, tendo sido classificado como árbitro nacional. Por favro, se puder, me auxilie.
    Migueis > migchess2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pelo Blog!
    Vai ser muito bom um local que os jogadores possam tirar duvidas de arbitragem, com arbitros experientes.

    ResponderExcluir
  6. Pablyto, boa tarde!
    sou antigo no xadrez do RJ. Por isso, gosta de estar sempre esclarecido sobre o que ocorre. Assim, por favor, esclare-nos especialmente sobre "legalidade da FEXERJ" . Por enquanto é só. Migueis.

    ResponderExcluir