segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Respirando Xadrez em Curitiba

Neste fim de semana (19 a 21/08), Curitiba sediou duas competições de extrema importância no âmbito nacional. Nas dependências do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), foi realizada a V Etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino, enquanto no tradicional Clube de Xadrez Curitiba, ocorria a Copa Brasil de Deficientes Visuais.

Ambos os eventos foram muito bem organizados e contaram com alto nível dos participantes. O Circuito Feminino mostra a sua competitividade a cada etapa, com boa variação nos resultados. A cada etapa se muda a composição da equipe. Desta vez, 4 jogadoras terminaram empatadas na primeira colocação, com 4,5 em 6. Karina Kanzler, com melhor desempate, levou o título da etapa, seguida por WFM Terao, WFM Chang e WFM Delai.

Na Copa Brasil de Deficientes Visuais, tive a grata satisfação de reencontrar jogadores com quem já tive a oportunidade de estar em torneios convencionais, como Crisolon e Hengles, além do meu conterrâneo, o capixaba Rodrigo Silva. Este, por sinal, honrou o Espírito Santo, vencendo o torneio com 5,5 em 6 possíveis. Será feriado em Guarapari!

A visita foi muito prazerosa, não pelo frio absurdo que tomou a capital paranaense de supino, após uma quarta-feira de calor. Fui preparado para um clima normal, após informações do Leandro Salles e praticamente congelei de tanto frio. O prazer foi verificar in loco o excelente trabalho do Paulinho, Leandro e equipe FEXPAR.

Voltando ao frio, tive a oportunidade num dos poucos momentos livres, de jogar um match de ping contra o Leandro Salles. Por uma confusão de minha parte, perdi por 5 a 0, achando que estávamos jogando “ganha perde”. Depois ele não quis jogar mais nenhuma…

Tive a oportunidade de rever o GM Sunyê. A última vez que estivemos juntos foi em Dresden, durante a Olimpíada. Ele, atualmente, é o presidente do IEP e abriu as portas da instituição para novos eventos. A infraestrutura é impecável, com várias opções de hospedagem próximas.

Bom, agora o embarque começou! Tenho que deixar GRU para voltar ao trabalho e à família em VIX.

Grande abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dois relógios e duas medidas

Voltando um pouco ao tema para o qual o Blog foi inicialmente concebido, o qual inclusive deu ensejo ao endereço (“arbitragemdexadrez”), venho tratar de um tema que pode passar despercebido por muitos árbitros: a discrepância na regra do ritmo de jogo adotado com relógio digital e analógico, para torneios de norma.

Pois bem, quando acessamos o HandBook da FIDE, encontramos:

"The allowed time controls are as follows:
- 90 minutes with 30 seconds cumulative increment for each move starting from first move
- 90 minutes for 40 moves + 30 minutes with 30 seconds cumulative increment for each move starting from the first move
- 100 minutes for 40 moves followed by 50 minutes for 20 moves, then 15 minutes for the remaining moves with 30 seconds cumulative increment for each move starting from first move
- 40 moves in 2 hours followed by 30 minutes for the rest of the game
- 40 moves in 2 hours followed by 60 minutes for the rest of the game
- 40 moves in 2 hours followed by 20 moves in 1 hour followed by 30 minutes for the rest of the game”

Percebe-se que o ritmo de 90 min. + 30 segs. de acréscimo é aceito, sem problemas, para torneios de norma, mas o seu equivalente em analógico (2 horas KO) não é! Uma grande incoerência, correto?

Tal questão já levantou inúmeras polêmicas. Talvez algum árbitro mais atento possa até falar “eu me lembro que 90 min. + 30 segs. acréscimo estava para sair dos torneios de norma, não saiu?”. Pois é, isto realmente chegou a aparecer no HandBook.

O histórico completo da celeuma é:

Congresso da FIDE em 2008 (Dresden): aprovada a exclusão do ritmo de 90 m + 30 s de acresc. dos torneios de norma, a partir de 01/07/2010. A redação que se via no HB, após tal decisão, era: “90 minutes with 30 seconds cumulative increment for each move starting from first move (This time control is valid only until 30.6.2010.)”

Congresso da FIDE em 2009 (Halkidiki): a Comissão de Qualificação rediscute a decisão anterior e, ante a falta de consenso, decide prorrogar o prazo por mais um ano, até que possam tomar alguma decisão no Congresso da FIDE de 2010. Eis o texto da ata da reunião:

4.1.5 Rates of Play
The decision to limit the choice of time controls to six (from 1.7.2010 to five) alternatives has caused a flood of questions, objections and requests to have a possibility to use other controls, too. Many competitions have had a traditional time control that is not included now. The proposal by the QC Chairman to have one more year of transition time was not approved the PB.
The proposal came from ACP to unify the time controls. To have the same time control(s) in the FIDE top events is important.
Chairman Mikko Markkula proposed to reopen the case and to allow more different time controls for title norms. Werner Stubenvoll is in favour of an unified time control and disagreed to the proposal, the other members of QC accepted the proposal.
It is recommended to the EB to open this discussion with ACP to reconsider the choice of time controls available. It is also recommended that until 1.7.2011 the time controls allowed before 30.6.2009 are still valid for titles.” (grifei)

Congresso da FIDE em 2009 (Halkidiki): a Comissão de Qualificação rediscutiu mais uma vez a questão e resolveu prorrogar o prazo para 2013, adiando a discussão para o Congresso da FIDE de 2012, em Istambul: “5. From 1 July 2010 until 30 June 2013 the following time control will continue to be permitted for title norms: all the moves in 90 minutes, plus 30 seconds added cumulatively from move 1.”

Tecnicamente, a exclusão é ruim para organizadores, mas é uma questão de bom senso e coerência, para se evitar discrepâncias na regra de utilização de ritmos com e sem acréscimo. É importante ficar atento ao HB, para se evitar a organização, após o prazo, de torneios de norma sem validade, por conta de um equivocado ritmo de jogo. Estarei de olho e, havendo novidades, voltarei a trazer a questão ao blog.

Bom final de semana a todos!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto