segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festival de títulos no Zonal 2.4 2011

Encerrado o Zonal 2.4, o Brasil colheu os frutos mais saborosos que o torneio possibilita. No formato antigo, disputado em sistema round robin com 10 jogadores, os títulos ofertados eram inócuos, pois a disputa ficava restrita a GMs e MIs. No feminino, quase sempre não havia jogadoras suficientes para que o certame valesse títulos.

Com o formato adotado neste ano (adotado em quase todas as outras zonas, diga-se de passagem), o Xadrez Brasileiro pode comemorar não apenas as vagas para a Copa do Mundo (Fier e Di Berardino no absoluto e Juliana Terao no feminino), mas também a conquista do título de Mestre Internacional pelo Evandro Amorim, o título de WIM conquistado pela Vanessa Feliciano e os títulos de MF conquistados por Wagner Madeira e Simão Poscidônio. Além disto, há a possibilidade de termos confirmado o título de WFM de Vivian Heinrichs (fez 5,5 nas 11 primeiras rodadas do feminino).

Muitos criticaram o organizador, pela opção de fazer o torneio aberto. E aí fica a pergunta para reflexão: O Evandro teria entrado no torneio fechado? E o Madeira e o Simão, este com 2029 de ELO FIDE, mas que fez 6 em 9 no torneio, batendo até em consagrados MFs, como o forte Ricardo Teixeira (RJ)? Se o Zonal de 2009 fosse aberto, já teríamos outros titulados desde aquela época.

O torneio foi muito bem organizado e não estou fazendo qualquer elogio à CBX, pois a mesma não teve participação na organização e nem mesmo eu fiz qualquer papel na mesma. Fui apenas árbitro, sem ter que me preocupar com inscrições, com hospedagens, etc. Recebí os nomes, coloquei no Manager, cheguei ao local e mandei acionar os relógios e fiquei atento para o melhor andamento da competição. É a primeira vez que trabalhei apenas de árbitro em um torneio grande, em toda a minha caminhada nesta carreira paralela (todos sabem, sou advogado atuante e este é o meu norte profissional).

Na minha opinião, foi um torneio perfeito para o Brasil: conquistamos tudo o que era possível e importante conquistar.

Grande abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Zonal 2.4 – Bastidores

Como um torneio do porte de um Zonal, com GMs e MIs se degladiando por vagas na Copa do Mundo da FIDE, costuma atrair a atenção da mídia enxadrística mais voltada à cobertura esportiva em si, desta vez tomarei uma vertente mais light, pedindo uma licença poética ao Xadrez Underground (by Cirilo e Salama), para apresentar alguns fatos off board para vocês:

1) He-man Carioca – Na pousada dos árbitros e maioria dos jogadores oficiais, uma galinha apareceu no corredor (sabe-se lá como ela entrou lá!), assustando a esposa de um árbitro fluminense. Com o grito da amada, o nosso estimado colega saiu de sunga, com uma bota na mão, para o socorro da sua digníssima que aparentava estar em perigo. Não deu tempo de vestir as botas e colocar o cinturão em forma de “X” com a espada nas costas… Da-lhe He-man!

2) O GM Zambrana está indo muito bem no Zonal, com 3 em 3, mas está mal no campeonato Mineiro, com 0 em 2 (perdeu do Molina e do Evandro).

3) No dia livre, tivemos uma pelada na quadra da Pousada La Maison. O time formado pelos árbitros Pablyto, Mauro e Igor, reforçados com o MF Arthur Chiari – CRAQUE DO JOGO - e com a contribuição do MI Bittencourt de goleiro, venceu fácil o confronto contra o time dos jogadores Alvinho, Fier, El Debs (nos 5 minutos que aguentou correr), Wagner Guimarães (45 segundos), Célio, Vivi e Feliciano (poucos minutos após um KO).

Destaques da pelada: Vivi (esposa do Mauro) fez 5 gols; MF Wagner Guimarães (RJ) jogou 45 segundos e saiu de quadra quase em coma, chamando por um tal de Raul; Vanessa Feliciano, com 20 segundos de jogo, levou um golpe do Presidente da CBX (juro que foi sem querer!), bateu a cabeça no chão e começou a ganhar as partidas no torneio, após 4 empates (agora alguns jogadores estão dispostos a tomar uma pancada na cabeça, para ver se começam a jogar bem).

4) Este que vos fala não foi perdoado pelos colegas de quarto. Quando voltou da rodada matutina do Feminino, na Quarta-feira, encontrou sua cama cheia de balões vermelhos, em forma de coração. O pior é que a Pousada inteira já tinha visto e a versão oficial criada (pelo MI Bittencourt) foi de que se tratava de uma exigência minha junto à gerência do estabelecimento.

5) Na Quarta-feira, verificamos uma notícia intrigante no portal Globo.com, dando conta de um casal homossexual de GO que se casou no RJ no dia anterior. Curiosamente, era o dia livre no torneio absoluto e estamos com a presença de dois Goianos por aqui: o AF Igor Lutz e o enxadrista Marceley Martins. Felicidades ao casal!

Por enquanto é isto! Abraço!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

II Etapa do Pré-Olímpico Feminino

O final de semana passou e tive que contemplar à distância o andamento da II Etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino. Não faltou emoção neste torneio! Mas isto, comento depois. Quero falar inicialmente do show de organização da Convergência do Xadrez Fluminense, o movimento que tem salvado o xadrez no Estado do Rio de Janeiro, com muitos e bem sucedidos eventos.

Além da sempre calorosa acolhida às participantes, a organização distribuiu brindes para as atletas, fez transmissão ao vivo dos 4 primeiros tabuleiros (algo inédito em torneios suíços femininos no Brasil, pelo menos com a plataforma DGT) e disponibilizou boletins das rodadas. Um verdadeiro SHOW! Foi tão bom que até os habitualmente críticos, esquecendo-se que a CBX era parceira no evento, teceram elogios ao mesmo e nem sequer lembraram de reclamar de inscrições, prêmios, "frescuras", etc. Como tem gente que reclama, hehehehehe!

Sobre a competição, grande torneio de Vanessa Gazola, campeã inconteste do torneio. Não chega a ser surpresa, a Gazola joga um xadrez de altíssimo nível (sem contar que é fera no Winning Eleven, mas eu não quero falar deste assunto, não tenho boas recordações de nosso duelo, hahahahahaha...). Excelente participação da Fernandinha Rodrigues, ausência muito sentida na I Etapa do Circuito, conquistando a segunda colocação no certame. Talvez a grande surpresa do torneio tenha sido as 2 derrotas nas 2 primeiras rodadas da Ana Vitória Rothebarth, pois vinha de uma longa e sensacional sequência invicta, com resultados fortíssimos e ganhos enormes de rating. Contudo, mostrando que a sequência não foi à toa, emendou 4 em 4 na continuação do torneio, assegurando uma boa pontuação no circuito, afinal, neste sistema a regularidade conta e muito para a classificação.

A próxima etapa do circuito não é uma etapa propriamente dita. Trata-se da Final Aberta do Brasileiro Feminino, que também somará pontos para o circuito, com um plus para as 5 primeiras colocadas, além de ser critério importante de desempate. Será disputada de 07 a 10 de Julho, em Balneário Camboriú/SC. Logo após, de 29 a 31 de Julho, em Registro/SP, acontecerá a 4ª Etapa. Em Agosto, em data a ser definida, a CBX volta a organizar etapa, em parceria com a FEXPAR, em local ainda a ser definido pela Fed. Paranaense.

Por enquanto, agradecemos à Convergência, especialmente ao MF Mascarenhas, AFs Elcio Mourão e Carlos Carvalho, Blanco, Maia e todos aqueles que contribuíram nos trabalhos deste espetáculo de organização que foi mostrado no evento. Parabenizamos a Gazola pelo merecido título da etapa e convidamos as jogadoras para as próximas. Vamos montar uma grande equipe e obter um excelente resultado na Turquia em 2012!

Abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto