quarta-feira, 30 de março de 2011

Circuito Pré-Olímpico Feminino 2011-2012

Em Abril do ano passado, em regime de urgência, a CBX realizou um pré-olímpico para definir a equipe feminina que representaria (e bem representou) o Brasil em Khanty-Mansiysk. Tivemos um torneio de alto nível, mas com um patamar de stress ainda maior. As jogadoras sofriam muito, pois todos os preparativos para ingressar na equipe iriam ser definidos naquele único torneio.

Muitas foram as sugestões para que não se repetisse essa forma de convocação da equipe. Ouvimos todas com atenção e, a partir de muitas conversas, com algumas jogadoras durante o próprio Pré-Olímpico, bem como com o capitão da equipe feminina que disputou a competição, chegamos a um formato que parece ser o mais justo: o Circuito Pré-Olímpico Feminino 2011-2012, cujo regulamento se encontra no site da CBX (em Downloads - regulamentos) e no excelente Xadrez Total.

Nem bem divulgamos o regulamento e já conseguimos fechar a primeira etapa, que terá início em 29/04 próximo, nas dependências do centenário Clube de Xadrez São Paulo. Serão 6 rodadas, valendo rating FIDE e distribuindo premiação total de R$ 1.000,00 às 05 primeiras colocadas (R$ 400,00 para a campeã da etapa). Maiores detalhes podem ser vistos no Folder.

Teremos o mínimo de 06 etapas, contando com as duas finais abertas do brasileiro feminino 2011 e 2012. A CBX garantirá a realização de 04 etapas. Surgindo interessados, não haverá limite para o número de etapas a serem realizadas. O que importa é a movimentação do xadrez feminino, possibilitando que as nossas jogadoras estejam na ativa, o que as mantém aplicando na prática os conhecimentos adquiridos nos treinos.

Grande abraço!

AI Pablyto Robert
@IA_Pablyto

quinta-feira, 10 de março de 2011

Campeonato Brasileiro Amador 2011 - Sucesso

Caros amigos, já de volta ao ES, ainda cansado do enorme trabalho dos últimos dias, venho relatar minhas impressões sobre o Brasileiro Amador.

Antes de qualquer coisa, preciso confessar que nas minhas avaliações mais otimistas, não esperava bater a marca de 100 jogadores no torneio. Chegar a 126 inscritos foi algo realmente incrível e agradável. Ainda bem que o local por nós escolhido nos permitia chegar até mesmo a 170 jogadores, caso atingisse a demanda, sem contar com um eventual uso do espaço do Dirk, como foi no Continental. O Clube de Xadrez São Paulo é um colosso e merece um carinho maior dos enxadristas. A maior lamentação dos capixabas é a falta de um espaço que possa ser chamado de Clube, daí a grande incompreensão com a drástica redução do quadro societário do CXSP, nos tempos da internet. A internet não deveria substituir o contato pessoal e a amizade que se forma no ambiente de um Clube. A internet serve para complementar, naqueles dias que o Clube não abre ou nos horários mais avançados, mas não para substituir integralmente.

Eu não me canso de afirmar que merece aplausos o trabalho do atual Presidente Celso. E confirmo sempre que posso essa admiração e reconhecimento, não só a seu trabalho, mas também à história do CXSP, com a realização de eventos por lá. Um rápido levantamento mostra que, de 2009 até hoje, já foram 6 torneios importantes. E nossos planos são para muitos outros eventos ainda!

A equipe trabalhou muito bem, com excelente cobertura em tempo real, com resultados atualizados imediatamente após o término de cada partida, pelo site Xadrez Total. Ao final de cada rodada, era divulgado o emparceiramento da rodada seguinte e o PGN da rodada recém terminada ia para o ar, completo, todas as mesas.

O torneio teve um vencedor incontestável. O mineiro José Antônio Neri Júnior fez incríveis 6,5 em 7 pontos possíveis, sendo o único a alcançar tal score. Em segundo tivemos Pedro Paulo Devescovi, com 6 pontos, seguido por Josef Ponec, com 5,5 pontos (melhor desempate nesse grupo de pontuação).

Foto: Vivian Heinrichs (Xadrez Total)
Ponec (3º) - Neri Jr (campeão) - Devescovi (vice)

Muitas pessoas elogiaram nosso trabalho. Recebemos algumas críticas e algumas sugestões. Tudo o que é construtivo agrega e serve para melhorarmos cada vez mais, motivo pelo qual estaremos atentos em manter aquilo que todos gostaram e tentar melhorar os pontos sugeridos, dentro da medida do possível.

Os fatos chatos não merecem espaço neste blog, até porque já estão amplamente divulgados no Orkut, na Comunidade Xadrez. Aqui viemos falar do que lá não foi dito, até porque o sucesso do evento é bem mais importante e interessante para os enxadristas do que as susceptibilidades pessoais de cada um. Parafraseando um adágio popular: "de médico e louco, cada um tem um pouco" (uns mais, outros menos...).

Parabéns aos enxadristas que lá estiveram, jogando ou acompanhando o evento. Isto é pouco dito, visto ou pensado, mas é uma colocação pessoal para a reflexão de vocês: Eu, particularmente, abri mão de um feriado com a minha família, do meu descanso de uma rotina pesada de trabalho, para estar ali realizando um torneio para os enxadristas brasileiros. A resposta de vocês, com o comparecimento em massa, vem para mim como um verdadeiro sentimento de que todo o esforço e sacrifício pessoal valeu à pena. Muito obrigado a todos!

Grande Abraço!

AI Pablyto Robert
Twitter @IA_Pablyto